Deputado reivindica manutenção da sardinha em conserva na LETEC
Como presidente da Comissão da Pesca e Aquicultura, o deputado Felipe Estevão (PSL), destacou no plenário da terça-feira (13), a importância da manutenção da sardinha em conserva na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (LETEC) para a sustentabilidade econômica da indústria conserveira do Vale do Itajaí. Atualmente para importar a sardinha enlatada a taxa de importação é de 32% e o governo federal estuda a redução para 16%.
Santa Catarina é o maior produtor de sardinha do Brasil, tem a maior frota pesqueira industrial e é a maior receptora de sardinha da América Latina. Abastece não apenas o mercado brasileiro com produtos de alto valor nutritivo, mas também atende os mercados em países latino-americanos, africanos e do Oriente Médio.
O deputado destacou a geração de 20 mil empregos diretos e indiretos. “São pescadores, armadores e uma mão de obra qualificada das indústrias conserveiras e de congelamento com um parque industrial mais moderno do país”, afirma Felipe.
O presidente da Comissão da Pesca ratificou que já está em contato com o governo federal para que a sardinha não saia da LETEC. “Não podemos deixar que Santa Catarina perca com essa medida. Toda a indústria conserveira do Vale do Itajaí será prejudicada”, concluiu.
Fonte: Guto Kuerten