IFSC abre inscrições para cursos técnicos gratuitos em Tubarão
O Campus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas até o dia 30 de agosto para cursos técnicos com início no segundo semestre letivo, que em razão das alterações no calendário devido à pandemia iniciará no mês de outubro. O Campus Tubarão possui vagas em três cursos técnicos: Administração, Desenvolvimento de Sistemas e Logística.
As inscrições devem ser feitas no site do IFSC. Todos os cursos são gratuitos. Também não há cobrança de taxa de inscrição para participar do processo seletivo, que será por sorteio. As vagas no Campus Tubarão são para o curso técnico concomitante em Administração (23 vagas, vespertino, 4 semestres), para o curso técnico concomitante em Desenvolvimento de Sistemas (23 vagas, vespertino, 3 semestres) e para o curso técnico subsequente em Logística (40 vagas, noturno, 2 semestres).
Sobre os cursos
Os cursos técnicos concomitantes permitem que o estudante curse o ensino médio regular em outra instituição e receba a formação técnica no IFSC. Para isso, ele precisa ter concluído o primeiro ano do ensino médio. Também é necessário haver compatibilidade de horário entre as atividades do ensino médio na outra instituição e as do curso técnico no IFSC.
Já os cursos técnicos subsequentes são voltados a quem já concluiu o ensino médio, ou para quem comprovar a conclusão desse nível de ensino até a data da matrícula. A seleção para todos os cursos será por sorteio público, realizado às 15h do dia 31 de agosto. A relação dos selecionados em primeira chamada será divulgada no dia 1º de setembro, a partir das 18h.
As matrículas dos selecionados na primeira chamada deverão ser feitas de 2 a 8 de setembro, com o envio, pela internet, da documentação prevista no edital. Caso não sejam preenchidas todas as vagas após as matrículas da primeira chamada, será realizada segunda chamada no dia 16 de setembro.
Atividades não presenciais
Em função da pandemia de Covid-19, os cursos serão ministrados com atividades não presenciais enquanto estiverem suspensas as atividades acadêmicas e administrativas presenciais no IFSC, dentro das normas da Política de Segurança Sanitária (PSS) e dos Planos de Contingência locais.