Estado distribuiu 199 mil doses da vacina contra a Covid-19 nesta terça
A semana começa com mais uma distribuição de vacinas contra a Covid-19. As centrais regionais receberam nesta terça-feira (17/08), um total de 199.500 doses, sendo 162.630 da Pfizer e 36.870 da Coronavac, todas para aplicação da primeira dose. As vacinas que estão sendo distribuídas nesta terça chegaram ao estado entre sábado, 14, e segunda, 16.
A distribuição já começou. As doses das centrais regionais da Grande Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Mafra, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Blumenau, Itajaí, Lages e Rio do Sul seguem via terrestre. As doses das centrais de Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Videira e Joaçaba serão transportadas pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar.
Desde o início da vacinação contra a Covid-19 até este momento, o estado de Santa Catarina já distribuiu 4.415.524 doses da vacina Covid-19 para serem utilizadas como primeira dose (D1), o que equivale a uma proporção de 75,3% do total estimado de doses para a população adulta com 18 anos ou mais. No entanto, cerca de 100 municípios receberam uma quantidade de doses abaixo de 75% da estimativa de sua população adulta.
O superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário, explica que para estes municípios será encaminhada maior proporção de doses, a fim de garantir uma equidade entre os municípios, proporcionado assim que todos tenham condições de aplicar a primeira dose na população adulta até o fim deste mês, cumprindo a projeção estabelecida Calendário Estadual de Vacinação contra a Covid-19.
As doses distribuídas nesta remessa devem ser usadas para dar continuidade à Campanha de Vacinação contra a Covid-19, com a vacinação dos adultos com 18 anos ou mais e pessoas dos grupos prioritários que ainda não tenham sido vacinadas.
O diretor da DIVE/SC, João Augusto Brancher Fuck, explica que a vacinação de pessoas pertencentes a algum grupo prioritário ou a uma faixa etária já chamada pelo município deve ser realizada a qualquer momento. “Se por algum motivo a pessoa não conseguiu comparecer ao local de vacinação na data em que foi chamada pelo seu município de residência, ela pode ir em outro momento. A nossa única recomendação é que isso seja feito o quanto antes, pois a vacina é essencial para a proteção de todos”, ressalta o diretor.
Fonte: sc.gov.br/noticias