Recomeço: reportagem especial aborda nova leva de migração em Santa Catarina

O número de imigrantes no Brasil mais que dobrou na última década. O censo de 2010 registrou quase 600 mil imigrantes no país, principalmente portugueses e outros europeus. Dez anos depois, esse número passou de 1,3 milhão de pessoas, conforme estudo divulgado no mês de dezembro pelo Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra). As imigrações venezuelanas, haitianas e colombianas foram as principais responsáveis pelo aumento.

Santa Catarina é um dos estados do país que tem atraído os novos imigrantes, em especial venezuelanos e haitianos. Em busca de oportunidades no mercado de trabalho, eles se estabelecem em Florianópolis e em cidades do interior com maior oferta de emprego, como é o caso dos municípios de Chapecó, Joinville, Blumenau e Criciúma, que precisam de mão de obra para suas indústrias e para o terceiro setor.

Os veículos de comunicação da Assembleia Legislativa produziram uma reportagem especial sobre essa nova leva de migrantes que chega a Santa Catarina para tentar recomeçar a vida, fugindo de crises econômicas e humanitárias.

O repórter Ney Bueno e o fotógrafo Daniel Conzi registraram várias dessas histórias na reportagem intitulada “Os novos imigrantes de Santa Catarina”, mostrando de onde vêm, o que estão fazendo e como são amparados pelo poder público e pela sociedade organizada.

Foto: Imigrantes haitianos aguardam transporte para se deslocar ao trabalho em Nova Erechim, no Oeste do estado

Fonte: Lisandrea Costa – AGÊNCIA AL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *