Comitiva da Embaixada de Portugal visita Fapesc
Uma comitiva liderada pelo embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, visitou a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), na tarde desta sexta-feira, 1º de abril.
Também acompanharam a vice-cônsul de Portugal em Curitiba, Susana Isabel Alves da Silva Pereira, o cônsul honorário de Portugal em Florianópolis, André Lupi, e representantes da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.
Na Fapesc, a comitiva foi recebida pela presidente interina, Ana Paula Netto Carneiro, e pelo diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Amauri Bogo, que apresentou os principais programas e ações da fundação.
Entre os destaques do encontro estavam a formação de recursos humanos – com as bolsas acadêmicas – e as parcerias com os órgãos públicos para ações de pesquisa e inovação dentro do Governo do Estado.
Também foram priorizadas as informações sobre as pesquisas na área ambiental, como os projetos relacionados a recursos hídricos, e as parcerias nacionais e internacionais.
Ramos ficou interessado especialmente no modelo dos Centros de Inovação, que estão permitindo a ativação do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação em todas as regiões do Estado.
A equipe da Fapesc aproveitou a oportunidade para entregar à comitiva a primeira edição da Revista Fapesc, que será lançada na próxima segunda-feira, 4, sobre ciência, tecnologia e inovação em Santa Catarina.
A visita terminou com a intenção de uma aproximação entre a Fapesc e o governo de Portugal para a realização de acordos de cooperação.
Fonte: Gisele Krama