Defesa Civil Emite Relatório do Tornado que Abateu Sangão e Parte de Jaguaruna

Na última sexta-feira (13) tivemos um forte vendaval em Jaguaruna. No município vizinho de Sangão, a Defesa Civil da cidade confirmou a formação de um tornado. Em Jaguaruna, a Defesa Civil está reunindo imagens aéreas e outros materiais dos estragos causados e enviando para a Defesa Civil do estado para serem analisadas pelos peritos para a constatação de um possível tornado também no município.

O vendaval causou falta de energia sistêmica em todo o município, foram mais de 17 mil unidades consumidoras afetadas. Tivemos diversas ruas obstruídas por queda de árvores, no centro e no interior. Essas obstruções foram resolvidas nas primeiras 12 horas após o evento.

Jaguaruna teve o total de 50 postes de energia danificados, 28 deles no Retiro, acesso ao Aeroporto. Esse problema já foi resolvido através do trabalho da CELESC, e a energia no município hoje está normalizada.

Sobre as residências afetadas, Jaguaruna teve em torno de 40 que sofreram destelhamentos, sendo que 5 delas sofreram destelhamentos totais. Também ocorreu diversos danos em prédios públicos com destelhamentos e por consequência, sofreu com a entrada de água. Indústrias e empresas também foram afetados com destelhamentos e outros danos. A Defesa Civil prestou apoio para as residências, dentre outros afetados, que tiveram destelhamentos com lonas para bloquear a chuva, e vêm monitorando estas situações e prestando o suporte necessário.

A Defesa Civil têm registrado ventos de 70km/h em Jaguaruna, porém, existem locais pontuais que acredita-se ter chegado aos 100km/h.

As equipes da Defesa Civil, Prefeitura de Jaguaruna, Celesc, e Bombeiros seguem trabalhando para normalizar a situação o mais rápido possível. Ainda existem algumas manutenções pontuais à serem realizadas. Porém, no geral, a energia foi reestabelecida e não existe nenhum ponto de obstrução.

Lembrando que qualquer emergência relacionada as chuvas ligue 199 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *