Jorginho Mello institui Dia Estadual de Shurastey e Jesse
Jesse Koz e seu fiel “cãopanheiro” Shurastey ficaram conhecidos por suas aventuras pelo mundo no Dondongo o fusca no qual viajavam. Enquanto buscavam chegar no Alaska, os dois morreram em um grave acidente de carro em 23 de maio de 2022.
Como forma de homenagear a dupla, e incentivar a amizade entre animais de estimação e seus tutores, o deputado estadual reeleito Marcius Machado (PL) apresentou o projeto de lei que pretende instituir o Dia Estadual Shurastey e Jesse.
A proposta sugeriu o dia 23 de maio, dia do acidente que tirou a vida de Jesse e Shurastey durante viagem pelos Estados Unidos, como a data escolhida para ser celebrada.
A ideia é que, neste dia, além de relembrar a história da dupla e sua jornada pelas Américas a bordo do fusca Dodongo, ações de conscientização sobre os benefícios da convivência entre animais de estimação e pessoas possam ser realizadas.
“Fiquei muito tocado com essa história, pois também tenho uma companheira de vida e que é muito importante para mim. Precisamos valorizar essa relação de amor e lealdade”, destacou o deputado autor do projeto de lei.
Allanis, cachorrinha de Marcius, o acompanha nas atividades legislativas.
As aventuras de Jesse e Shurastey
Jesse viajava com o cachorro Shurastey em um fusca, apelidado de “Dodongo”. Os dois saíram de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, e tinham como objetivo chegar ao Alaska. No Instagram, as aventuras e “perrengues” eram compartilhados.
Na manhã do dia 24 de maio de 2022, eles se envolveram em um acidente de carro no estado de Oregon, nos Estados Unidos, a poucos dias de realizar o sonho de chegar ao Alasca.