Deputado Altair Silva demonstra preocupação com setor lácteo catarinense
Preocupado com a dificuldade do setor lácteo, o Deputado Altair Silva (PP) protocolou nesta segunda-feira (5) uma solicitação ao Secretário de Estado da Agricultura de Santa Catarina, Valdir Colatto, que promova estudos visando à adoção de providências em proteção à competitividade do leite produzido no Estado.
Mais barato, o leite uruguaio, tem contribuído para uma crise no setor em Santa Catarina e a situação está dificultando o produtor local, em função dos custos que inviabilizam competir com o produto do país vizinho. A tarifa zero em vigor e a ausência de uma negociação de cota, desagradam produtores catarinenses. A alta tributação vigente no Brasil prejudica seus produtores, ampliando a desvantagem competitiva em relação ao Uruguai.
Demonstrando preocupação com a crise vivida pelos produtores de leite, Altair diz que o principal efeito dessa crise será o recuo da produção leiteira. Como solução. o parlamentar acredita em medidas necessárias para serem criadas através do governo, sendo licenças não automáticas de importação, para restringir a entrada de produto de outros países, em especial do Uruguai.