Tubarão Saneamento realiza ações alusivas ao Dia do Meio Ambiente
Concessionária organizou atividades em uma escola municipal e retomou campanha de conscientização sobre a disposição adequada de gorduras e óleos.
No dia em que o mundo celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, a conscientização e a educação ambiental tornaram-se protagonistas na EMEB Professora Maria Emília Rocha, na Cidade Azul. A Tubarão Saneamento, em parceria com a instituição, promoveu um concurso de frases e desenhos, incentivando os alunos a expressarem a sua visão sobre a importância da preservação ambiental.
Com o tema “Água limpa e esgoto tratado: nosso compromisso com o futuro”, o objetivo da ação foi fomentar a reflexão sobre questões ambientais e destacar a necessidade de cuidar do meio ambiente para as futuras gerações. Alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental participaram entusiasmados, demonstrando a sua criatividade e preocupação com o planeta.
“Os estudantes foram desafiados a criar uma frase curta e impactante que transmitisse uma mensagem poderosa sobre a preservação do meio ambiente. Além disso, eles tiveram a oportunidade de expressar sua criatividade por meio de desenhos relacionados ao tema. A variedade de ideias e o engajamento dos alunos impressionaram tanto os organizadores quanto os professores envolvidos”, conta o diretor da Concessionária, Paulo Eduardo Canalles.
Na categoria desenhos, Pedro Nunes conquistou o terceiro lugar; Ana Beatriz Medeiros Ambrósio ficou em segundo; e o primeiro colocado foi Lucas Noldin Botega, do 6º ano. Já na categoria frases, Carlos Gaspar conquistou o terceiro lugar; Ana Clara dos Reis ficou em segundo; e Fernanda Rodrigues Cunha, do 8º ano, conquistou o primeiro lugar com a frase “Sem água não vivemos, pois dela necessitamos e esgotos tratados precisamos!”.
Campanha “Gordura não cabe na rede”
Além da ação educativa, a Tubarão Saneamento retomou a campanha “Gordura não cabe na rede”, destinada a conscientizar a população sobre os problemas ambientais causados pelo descarte inadequado de gorduras e óleos de cozinha.
A ideia é orientar a população sobre a necessidade de equipar as residências com uma caixa de gordura, para evitar a obstrução das redes e o retorno do esgoto às residências. As ações serão realizadas em escolas, entidades e Unidades Básicas de Saúde.
“Um dos principais problemas que encontramos é a área de serviço conectada à caixa de gordura. Com isso, a caixa acaba não conseguindo reter a gordura devido à turbulência causada pelo fluxo da água. A força da água pode entupir a caixa e fazer o esgoto retornar à residência”, explica o diretor.
Fonte: Daniela Goulart / Plantão Assessoria