CTG Estância de Retiro, de Jaguaruna, realiza o 39º Rodeio Crioulo Interestadual
O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância de Retiro, de Jaguaruna, realiza entre os dias 17 e 21 deste mês a 39ª edição do Rodeio Crioulo Interestadual, conhecido também como Rodeio de Jagua. Para divulgar o evento, o patrão do CTG, Agnaldo da Silva Serafim, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã da quinta-feira (11), a convite do deputado Tiago Zilli (MDB).
“Estamos completando 40 anos de fundação, de uma entidade que não é apenas tradicionalista, mas também tem um papel social importante”, afirmou Serafim. “Em nosso CTG, recebemos eventos de toda a região, formaturas, treinamentos. Também temos um projeto de equoterapia.”
Além do rodeio, o evento terá atrações musicais, entre eles o Talentos da Terra, criado com o objetivo de dar espaço para artistas do município. Haverá, ainda, as exposições voltadas à agropecuária, indústria, comércio, agricultura familiar e artesanato.
“Unimos todas as entidades que representam os setores produtivos para mostrar o que Jaguaruna produz”, disse o patrão. “É um evento que procura valorizar todas as questões culturais do nosso município, voltado para toda a família.”
Um dos diferenciais do CTG, segundo Serafim, é que o espaço tem acessibilidade total para as pessoas com deficiência. Nas principais atrações deste ano, haverá intérprete de libras. Além disso, para 2025, o CTG planeja realizar um rodeio totalmente sustentável, com a construção de uma fazenda para geração de energia fotovoltaica.
O deputado Tiago Zilli destacou a importância do CTG para a preservação do tradicionalismo e da cultura, em especial na região Sul do estado. “O trabalho do CTG e o rodeio engrandecem Santa Catarina”, disse. Os deputados José Milton Scheffer (PP) e Soratto (PL) também se manifestaram sobre a atuação do CTG Estância do Retiro.
Fonte: Marcelo Espinoza – AGÊNCIA AL