Aulas 100% presenciais e sem distanciamento: como será o próximo ano letivo nas escolas de SC
O avanço na vacinação contra Covid-19 em crianças e adolescentes, somados a imunização de profissionais da educação e o baixo índice de contágio nas escolas de Santa Catarina, são alguns dos fatores que influenciaram o Estado a indicar a retomada 100% presencial dos alunos nas salas de aula a partir de 2022 sem a necessidade do distanciamento entre as carteiras.
A flexibilização das medidas sanitárias nas escolas de Santa Catarina são constantemente analisadas pelo Comitê Estratégico de Retomada das Aulas Presenciais em Santa Catarina, que nesta quarta-feira ( indicou a retomada 100% dos alunos em sala de aula a partir do início do ano letivo de 2022, previsto para rede estadual em 7 de fevereiro.
Um dos pontos que demonstrou um cenário favorável ao retorno das aulas integralmente presenciais foi o índice de contágio entre alunos, que esteve sempre abaixo de 0,2%, e o de professores, que nunca ultrapassou a marca de 1%. Além disso, cerca de 80% dos adolescentes de 12 a 17 anos já receberam a primeira dose da vacina, enquanto 25% já completaram o esquema vacinal.
Com isso, o Comitê autorizou o atendimento presencial nas escolas sem a exigência do distanciamento mínimo entre as carteiras, que antes era de um metro. As regulamentações serão publicadas ainda nas próximas semanas.