Bióloga de Jaguaruna representa a região em seminário internacional na Alemanha

A bióloga, consultora e educadora ambiental de Jaguaruna Vanessa Pacheco, integra um seleto grupo de brasileiros que participa do Seminário Internacional de Gerenciamento de Resíduos, na Alemanha nesta semana. 

Até domingo, dia 9, os 13 selecionados de diferentes Estados do Brasil acompanharão o programa oferecido pelo Bildungswerk der Bayerischen Wirtschaft (BBW), uma organização alemã dedicada à educação e formação profissional, com foco na promoção da competitividade econômica e social, através de programas educacionais, desde a formação inicial para jovens até a educação continuada para adultos. 

No Brasil, a BBW tem parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e com o Instituto Desenvolvimento Econômico Local (IDEL).

A bióloga integra a Câmara Técnica de Turismo e Sustentabilidade do DEL de Jaguaruna e conhecerá projetos e ações realizadas no país que é referência em reciclagem e sustentabilidade para aplicar em seus projetos desenvolvidos no município. 

“Tive a honra de ser selecionada com um grupo seleto para participar dessa jornada de gerenciamento de resíduos na Alemanha, onde vou poder vivenciar de perto as práticas avançadas e as inovações tecnológicas que posicionam o país como líder mundial em sustentabilidade. Acredito que a colaboração internacional e a troca de conhecimentos são essenciais para avançarmos na gestão sustentável dos resíduos para as cidades”, comenta a bióloga, que já realizou diversas ações de incentivo à reciclagem em Jaguaruna e região.

Durante o evento, o grupo visita empresas e associações para conhecer o processo de compostagem nas cidades de Hof e Munique, triagem de resíduos, pontos de entrega de resíduos, incineração de lixo para geração de energia no país e tecnologias para usar o plástico em produtos. “Está sendo uma experiência transformadora e enriquecedora. A organização e a precisão alemã são evidentes, refletindo um compromisso profundo com a eficiência da sustentabilidade”, ressalta a bióloga Vanessa Pacheco. Ela representa Santa Catarina junto com o deputado estadual Rodrigo Minoto na comitiva brasileira do IDEL.

Referência em gestão de resíduos sólidos urbanos
A Alemanha é amplamente reconhecida por sua gestão de resíduos. O país adota uma abordagem abrangente e integrada, com o objetivo de principalmente minimizar a quantidade de resíduos destinados a aterros sanitários, bem como maximizar a reciclagem, a compostagem e a recuperação de energia. Uma das principais estratégias da Alemanha é a promoção da coleta seletiva eficiente.

Os cidadãos são incentivados a separar seus resíduos em diferentes categorias, como papel, plástico, vidro e resíduos orgânicos. Essa coleta seletiva é amplamente apoiada pela infraestrutura adequada, como contêineres específicos para cada tipo de resíduo.

A taxa de reciclagem na Alemanha é uma das mais altas do mundo. De acordo com dados do Federal Statistical Office (Destatis) da Alemanha, referentes ao ano de 2020, a taxa de reciclagem de resíduos municipais no país foi de aproximadamente 68%. Ou seja, cerca de dois terços dos resíduos municipais foram reciclados. Esse número indica o compromisso e o sucesso da Alemanha na gestão de resíduos e na promoção da economia circular, buscando reduzir o desperdício e maximizar o uso eficiente dos recursos.

Fonte: folharegionalwebtv.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *