Bolsa Estudante: tire suas dúvidas sobre o pagamento do auxílio

O Governo de Santa Catarina iniciou na última sexta-feira, 20, o pagamento das parcelas retroativas do programa Bolsa Estudante, iniciativa criada para combater a evasão escolar no Ensino Médio da rede estadual. Já foram depositadas as parcelas de fevereiro e março do auxílio. A partir de agora, as parcelas serão pagas sempre até o último dia útil do mês subsequente — a parcela de abril será depositada até o último dia útil de maio, e assim por diante.

Dos mais de 57 mil alunos beneficiados pelo Bolsa Estudante, cerca de 13 mil ainda não fizeram o cadastro das suas contas bancárias na secretaria da escola para receber o auxílio. Para saber se tem direito ao auxílio, o aluno pode acessar a lista disponível aqui ou acessar o painel de consulta criado pela Secretaria de Estado da Educação (SED). Neste painel, também é possível conferir a situação das parcelas pagas até aqui.

Para tirar suas dúvidas sobre os pagamentos, confira abaixo os principais questionamentos sobre o tema. Leia o texto até o final e, em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail bolsaestudante@sed.sc.gov.br.

– Quais parcelas foram pagas até aqui?

No dia 20 de maio começaram a ser pagas as parcelas retroativas aos meses de fevereiro e março. As demais parcelas são pagas sempre até o último dia útil do mês subsequente (a de abril será paga até o último dia útil de maio e assim por diante).

– Não recebi o pagamento. Como consulto minha situação?

Se você não recebeu alguma das parcelas, é possível verificar a justificativa em um painel interativo criado pela SED. Você acessa a ferramenta AQUI. Inserindo o número de matrícula do estudante, é possível verificar a situação de cada mês e receber uma orientação de como proceder.

– O painel indicou que há inconsistência nos meus dados bancários. Como proceder?

Neste caso, é necessário conferir novamente os dados da conta apresentada para depósito e procurar a escola para fazer as correções necessárias no cadastro. Se possível, leve o cartão da sua conta e um extrato bancário para auxiliar este processo.

– De acordo com o painel, não tive frequência suficiente. Por que isso acontece?

Para receber o auxílio, é necessário ter frequência mínima de 75% no mês correspondente. Faltas justificadas não são consideradas neste cálculo. Confira seu registro de frequência no portal Estudante Online e procure sua escola para corrigir eventuais inconsistências.

– O painel diz que meu pagamento foi enviado ao banco, mas ele não caiu na minha conta. O que fazer?

É necessário confirmar o extrato da sua conta e, em caso de dúvidas ou eventuais inconsistências, consultar sua agência bancária. Se a sua conta for nova, verifique se ela precisa ser desbloqueada. Também é possível que o depósito tenha retornado por algum problema no cadastramento da conta. Neste caso, é necessário confirmar os dados da conta e corrigir este cadastro na secretaria da escola. Se possível, leve o cartão da sua conta e um extrato bancário para auxiliar este processo.

– Minhas parcelas caíram com um desconto. Qual o motivo?

Isso acontece porque a conta cadastrada não é do Banco do Brasil, por onde são feitos os pagamentos. Neste caso, é descontada uma taxa de movimentação bancária para a instituição da conta cadastrada.

– Ainda posso cadastrar minha conta na escola?

Sim. Cerca de 13 mil alunos que têm direito ao Bolsa Estudante ainda não apresentaram os dados da conta para depósito do auxílio. Para saber se tem direito, acesse o painel de consulta e digite sua matrícula. É possível apresentar estes dados na secretaria da escola ao longo de todo o ano letivo, com garantia do pagamento das parcelas retroativas a partir do mês de fevereiro.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato pelo e-mail bolsaestudante@sed.sc.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *