Comitiva busca Soluções para o Desassoreamento do Rio Urussanga

Uma demanda antiga de várias cidades da região que voltou a ser debatida junto ao Governo de Santa Catarina na quinta-feira (25). O desassoreamento do rio Urussanga, que passa pelos municípios de Urussanaga, Cocal do Sul, Içara, Balneário Rincão, Criciúma, Pedras Grandes, Treze de Maio, Sangão e Jaguaruna. Os alagamentos nesses municípios em períodos de intensa precipitação pluviométrica têm gerado danos e destruição em vias públicas, rodovias urbanas e rurais, pontes, pontilhões, residências, indústrias, na agricultura e sistemas de drenagem.

Por este motivo, uma reunião foi realizada na sede da Defesa Civil em Florianópolis juntamente com secretários da Casa Civil Marcelo Mendes e Defesa Civil, Coronel Fabiano. Fizeram parte da reunião também o Deputado Estadual José Milton e representantes de Morro da Fumaça, Jaguaruna, Urussanga e Içara, com o objetivo de apresentar o projeto de limpeza desta bacia que já existe desde 2011, com adequações realizadas ao longo dos últimos anos. O custo previsto para execução desta limpeza é de R$2,3 milhões.

O vereador de Sangão, Anderson de Souza e o agricultor Nilson Rocha, que fizeram parte da reunião contaram um pouco mais dessa limpeza que fala sobre o aprofundamento e alargamento da calha do rio visando minimizar os prejuízos das enchentes. “Esperamos ser atendidos e que o Governo olhe com mais carinho por esse problema grave que a gente passa aqui há anos”, disse Anderson.

Para minimizar os problemas com as chuvas intensas o município de Sangão faz a sua parte. Realiza limpeza quando necessário. “A prefeitura faz o trabalho dela. Nós investimos muito em limpeza de valos, córregos, rios. Só que chega no rio a água para. Esse é o problema grave que nós temos aqui”, explicou Anderson de Souza, que ainda completou: “Por isso que seria de suma importância fazer essa limpeza”.

O projeto desta limpeza contempla 18 quilômetros do rio.

Fonte: sangãonoticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *