Construção da ponte que vai ligar Guarda Margem Esquerda à Guarda Margem Direita é autorizada

A construção da ponte sobre o Rio Tubarão que vai ligar a rua Plácido Braz Fernandes, na margem esquerda, e a SC-390 na margem direita, foi autorizada nesta terça-feira (29). O ato de entrega da ordem de serviço aconteceu no salão paroquial da Igreja Santo Anjo da Guarda e reuniu moradores, lideranças políticas, empresários e a família do saudoso vereador Edison Fernando Peicher de Carvalho, nome oficial da ponte.

Quando o prefeito Joares Ponticelli entregou a ordem de serviço ao representante da empresa Traçado, vencedora da licitação, a multidão aplaudiu o momento que era esperado há mais de 40 anos. A ligação entre as duas Guardas vai evitar que motoristas sejam obrigados a percorrer vários quilômetros até a ponte Manoel Alves dos Santos, no bairro Morrotes, ou então a chamada ponte baixa, no município vizinho de São Ludgero.

“Estou feliz e emocionado por esse momento. A construção dessa ponte vai impactar o trânsito na região do bairro Morrotes, que deixará de receber uma grande movimentação dos veículos que precisam ir até lá para atravessar o rio, vai fortalecer o turismo de águas termais, desenvolver a região do Caruru que será beneficiada também com essa obra, e gerar um desenvolvimento imensurável nas duas Guardas”, disse o prefeito Joares Ponticelli.

Para o vice-prefeito Caio Tokarski, essa ponte representa um salto econômico para a região, mas terá, sobretudo, uma grande importância social.

“É uma obra que vai integrar pessoas. É uma obra física, de concreto, mas que vai trazer a integração dessas duas comunidades e que espero traga muita felicidade para todos vocês”, comentou o vice-prefeito Caio.

 A ponte terá 175 metros de extensão, duas pistas de 3m80 de largura cada, passagem para pedestres nos dois lados e ciclovia de em um dos lados. Com os acabamentos e a barreira de proteção, a estrutura terá 12m80cm de largura. O investimento é de R$ 21.336.236,15, com recursos do Finisa.

 Edison Fernando Peicher de Carvalho

A futura ponte que ligará as duas Guardas terá o nome de Edison Fernando Peicher de Carvalho, líder político da região da Guarda que foi vereador e faleceu em 2014. A proposta da homenagem partiu do prefeito Joares Ponticelli e se transformou na Lei 5.589 de 24 de novembro de 2021.

Na entrega da ordem de serviço estavam presentes a viúva de Edison, dona Luiza Santana de Carvalho, e a filha Clarissa Santana de Carvalho Mussi.

Créditos: Marcelo Becker/Decom/PMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *