Crédito consignado CLT inicia nesta sexta; veja quem tem direito
Cidadãos já podem aderir ao Crédito do Trabalhador a partir desta sexta-feira (21) pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. O novo programa do governo federal promete reduzir o endividamento ao oferecer uma opção de crédito consignado CLT com juros mais baixos.
O novo modelo de empréstimo é destinado a trabalhadores CLT do setor privado, incluindo rurais e domésticos, e MEIs (microempreendedores individuais). A iniciativa deve beneficiar mais de 47 milhões de pessoas.
Neste primeiro momento, porém, o novo crédito consignado CLT está disponível somente para novos contratos. Quem já tem empréstimo com desconto em folha de pagamento poderá migrar para o modelo a partir de 25 de abril, já a portabilidade entre bancos começa em 6 de junho.
O trabalhador pode usar como garantia até 10% do saldo no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e 100% da multa rescisória em caso de demissão.
As parcelas do empréstimo serão descontadas mensalmente na folha, por meio do sistema eSocial, com limite de 35% do salário. Isso permite que as taxas de juros sejam inferiores às praticadas atualmente no consignado por convênio.
Fonte: sangãonoticias