Em Brasília, Joares e Caio defendem união por novo pacto federativo
Em Brasília nesta semana para participar da XXIII Marcha dos Prefeitos, o prefeito Joares Ponticelli e o vice-prefeito Caio Tokarski reforçaram o time de gestores de todo o país que defendem um novo pacto federativo e a consequente mudança na redistribuição de recursos em favor dos municípios
O tradicional evento é uma iniciativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e até esta quinta-feira (28) vai debater, também, temas como reforma tributária, saneamento e o cenário pós-pandemia. O prefeito Joares teve uma participação no painel Município: o caminho para um Brasil melhor.
“Há mais de 20 anos que participo da vida pública e a cada ano, novamente, uma grande corrida de prefeitos, uma grande marcha acontece aqui em Brasília para dizer que precisamos de um novo pacto federativo. Precisamos mandar menos dinheiro para Brasília, precisamos manter mais recursos nos municípios para fazer o que eles precisam, porque é nos municípios que as pessoas vivem e essa é a temática. Enquanto não tivermos um congresso com a coragem de fazer essa mudança, nós não vamos ter os resultados que esperamos. Por isso o vice-prefeito Caio está aqui junto, nós temos um projeto de resgatar a representatividade, colocar esse assunto na pauta e fazer acontecer”, destacou Ponticelli.
Para o vice-prefeito Caio, a realidade que cada gestor público vive nos municípios é o argumento mais sólido para que o pacto federativo seja revisto.
Sem dúvida é o famoso Mais Brasil e menos Brasília. Nós que estamos nos municípios, vivendo a realidade e enfrentando os problemas sabemos, com muita tranquilidade, quais são as necessidades que nós temos que mexer na legislação federal e contribuir nas legislações estaduais. E é pra isso que nós estamos colocando, construindo esse projeto para aqui em Brasília a gente possa melhorar e levar esse benefício a quem realmente precisa, que são os prefeitos e as pessoas que vivem nos municípios”, reforçou Caio.
A chefe de Gabinete do Prefeito Kércia Cardoso Menegaz também faz parte do grupo de gestores de Tubarão na Marcha em Brasília. Nesses três primeiros dias do evento a CNM promoveu debates de ordem técnica, jurídica e política em torno de temas como piso salarial da enfermagem, PEC que proíbe a criação de encargos sem a devida previsão orçamentária, Descentralização de recursos, empreendedorismo nos municípios e piso salarial do magistério. A marcha também teve a participação de pré-candidatos a Presidente da República, que apresentaram diversas propostas e planos de Governo.
Nesta quinta-feira (28), no encerramento da marcha, a programação tem a instalação do Conselho Nacional de Contabilidade Municipal, Fórum de Vereadores e debates sobre a Saúde no pós-pandemia, Os desafios da mobilidade e trânsito nos municípios, O papel do Município na política agrícola nacional, Gestão urbana e Habitacional: novas atribuições e desafios, Inovação e oportunidades de desenvolvimento, resultados dos Painéis Temáticos e Leitura da Carta da XXIII Marcha.