Jorginho promete melhorias no Aeroporto de Jaguaruna
No debate do Extra.SC, realizado em Tubarão, o candidato ao governo catarinense pelo Partido Liberal, Jorginho Mello, anunciou novidades na área de infraestrutura. Ele confirmou que irá criar a Secretaria Executiva de Portos e Aeroportos para cuidar dos cinco portos (Itajaí, Itapoá, Navegantes, São Francisco do Sul e Imbituba) que são a força econômica e os aeroportos, para ter maior facilidade no tráfego aéreo.
“No estado são 24 aeroportos e muitos deles passando por problemas. Aqui na região, temos o aeroporto Humberto Bortoluzzi, de Jaguaruna, que não tem recebido a atenção merecida. Não tem acessibilidade e precisa alargar a pista”, pontuou. Jorginho emendou que a também grandes possibilidades para construção de um novo porto que vai alavancar o escoamento de cargas e produtos no Sul do País.
Na área da Educação, vamos fazer parceria com a Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais) para ampliar o número de vagas no ensino superior em universidades comunitárias. “E o nome do secretário será indicado pela Acafe, para ter a certeza que daremos muito mais valorização aos nossos jovens”, disse.
Outra preocupação de Jorginho Mello é quanto à atividade carbonífera em Santa Catarina. Em 2027, a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) deixará de subsidiar o carvão usado na geração da energia por usinas em nosso estado. “Vamos buscar alternativas sem danos com apoio do Ministério de Minas e Energia para requalificar os 21 mil trabalhadores que atuam na extração do carvão”, concluiu.