Média Global: Entenda o novo método de avaliação adotado nas escolas estaduais de SC
A Secretaria de Estado da Educação (SED) de Santa Catarina adotou um novo método para avaliação de aprendizagem dos alunos da rede estadual de educação. A aprovação deixa de ser de maneira individual por disciplina e passa a ser por meio de média global, que é a soma de todas as notas dividida pela quantidade de disciplina.
Dessa forma, o estudante não precisa mais atingir a média, que atualmente é seis, em todas as notas finais das disciplinas. Para ser aprovado, basta que atinja a nota necessária na média global, como mostra o exemplo abaixo:
Nota disciplina 1 – 9,00
Nota disciplina 2 – 6,00
Nota disciplina 3 – 6,00
Nota disciplina 4 – 6,00
Nota disciplina 5 – 3,00
Soma das notas = 30,00
Número de disciplinas = 5
Média global (soma das notas/disciplinas) = 6,00
A alteração no método de avaliação, conforme a SED, atende à Resolução nº 043, do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC). O uso da média global não será permitida para o aluno que não atingir frequência mínima de 75% no somatório das disciplinas.
Para a SED, o usa da média global busca “melhorar a qualidade da avaliação e promover um acompanhamento mais efetivo do processo de aprendizagem dos estudantes”. A secretaria defende que a ideia do método “é evitar que um único momento de avaliação tenha um peso excessivo na nota final, permitindo que os estudantes tenham mais oportunidades para demonstrar seu conhecimento e evolução”.
Fonte: www.sulemdestaque.com.br