Prefeito de Sangão acompanha a destruição causada pelo tornado
Meteorologistas confirmaram que um tornado atingiu a cidade de Sangão durante a tarde de sexta-feira (13).
Meteorologistas que acompanharam as áreas mais afetadas pelo temporal através de registros fotográficos e vídeos conseguiram mapear um corredor de ventos que ultrapassou os 100 km/h. Equipes da Defesa Civil Municipal e Prefeitura estiveram nas ruas da cidade durante toda tarde e início da noite auxiliando os atingidos. Ainda não foi divulgado o números de residências atingidas.
“Pelo rastro de destruição, acreditamos que houve um foco principal e que os ventos passaram dos 100 km por hora com efeito de tornado no Morro Grande. Foi algo muito violento e foi constatado um tornado”, contou o prefeito Castilho Silvano Vieira.
Segundo o prefeito, as imagens de satélite desta sexta apontavam para a chegada de uma chuva moderada. No entanto, ao chegar na cidade, acabou se transformando em uma tempestade.
“Graças a Deus não há feridos. Essa é a boa notícia porque foi algo assustador. Os moradores que tiveram suas moradias destelhadas conseguiram ir para casas de parentes. Vi as imagens de fotos e vídeos e não era possível prever o que aconteceu. Tivemos meia hora de raios em sequência, o que chamou muito a atenção das pessoas”, conta Castilho.
Trabalho nas ruas
A prefeitura mantém nas ruas homens da Secretaria de Obras, caminhões e máquinas para remover os estragos, não há acessos bloqueados. Pedaços de ferros retorcidos, árvores caídas e placas de trânsito despencaram, além do ginásio de esportes que foi praticamente todo destruído.
“Nossa prioridade são as pessoas. Queremos deixar as ruas limpas e também prestar a assistência necessária para os atingidos. Aínda não temos os números de afetados pelo tornado, infelizmente tivemos uma perca grande no esporte com o ginásio, toda iluminação era nova e o piso havia sido refeito recentemente”, lamentou o prefeito.
Cerca de 40 residências foram atingidas e destelhadas, 2 postos de saúde tiveram suas estruturas atingidas, a falta de energia causou a falta de água na estação de tratamento e muitas residências ficaram sem água, além do ginásio de esportes do Morro Grande que desabou e segundo técnicos da Defesa Civil e Engenheiros da Prefeitura toda parte estrutural foi condenada.
O Prefeito de Sangão já está em contato com a Defesa Cívil Estadual e terá audiência na próxima quarta-feira (18), para tratar dos danos na cidade e a construção de um novo ginásio.