Previsão de neve é confirmada em SC com alerta para hipotermia e mínimas de -8°C
Uma grande massa de ar polar derruba as temperaturas em Santa Catarina a partir do amanhecer desta sexta-feira (19).
As mínimas mais congelantes estão previstas para os pontos mais altos da Serra catarinense, que devem ficar entre -5°C e -8°C. Na região, há chance de neve e chuva congelada entre a noite de quinta (18) e a manhã de sexta-feira (19). Não se descarta risco moderado para congelamento de pistas no amanhecer de sexta e sábado (20).
O risco é alto para ocorrências como hipotermia e agravamento de doenças cardíacas e respiratórias.
A passagem da frente fria faz com que o vento vire de quadrante sul em todo o Estado, com intensidade moderada e rajadas que podem passar dos 60 km/h entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. Esta condição favorece a agitação marítima no Litoral catarinense, com ondulação de sudoeste e altura entre 2 e 3 metros, com picos de até 3,5 metros.
Previsão de neve
Laura Rodrigues, meteorologista da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), acredita que há previsão de neve e chuva congelada no fim da tarde e noite de quinta-feira (18), em áreas do Oeste ao Planalto, e na madrugada de sexta-feira (19), no Planalto Sul e Meio-Oeste.
A previsão para o fenômeno é nas seguintes localidades:
– Urupema;
-:São Joaquim;
– Bom Jardim da Serra;
– Urubici;
– Morro da Igreja;
– Morro de Urupema;
– Morro das Antenas.
De acordo com o site da Epagri, desta quinta-feira (18) até sábado (20) há previsão de mínima próxima de 0°C e negativa na madrugada e amanhecer em boa parte das regiões. As temperaturas ficam entre – 3°C e – 7°C nas áreas mais altas do Planalto Sul.