Programa Olha a Arte de outubro recebe a Exposição Jornada pelo Oriente
Começou nesta segunda-feira (07), e vai até o dia 30 de outubro, no Centro Municipal de Cultura Willy Zumblick, dentro do programa Olha a Arte, a exposição Jornada pelo Oriente, que reúne fotos especiais, fruto de jornadas turísticas de um casal de médicos radicados em Tubarão.
Há 26 anos, os gaúchos Dra. Maria Carolina Martins Muller, pediatra, e o psiquiatra Dr. Luciano Kurtz Jornada, vieram de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, para morar e trabalhar em Tubarão. Desde então, quando não estão exercendo suas profissões ou com os familiares, estão em viagem pelo mundo e sempre com câmeras fotográficas direcionadas para pessoas, cenários e lugares exóticos e interessantes.
Para compartilhar com o público da região algumas dessas aventuras capturadas em fotografias, o casal realiza, de 7 a 30 de outubro, a exposição “Jornada pelo Oriente”, no Centro Municipal de Cultura Willy Zumblick, em Tubarão. Nesta exposição, teremos imagens feitas em países como Camboja, China, Índia, Myanmar e Vietnã, em cliques que imprimem diferenças culturais e diversidade de tradições.
“Esta é a primeira vez que expomos nossas fotos. Somos de uma geração em que as fotos precisavam ser impressas. Mantemos o hábito de imprimir, montar álbuns e obrigar os nossos amigos a vê-los. Além disso, adoramos conhecer lugares inusitados e culturas diferentes. Para esta exposição, fizemos uma seleção de nossas jornadas por cinco países da Ásia que nos encantaram pela história, por seus monumentos e pelas pessoas que os habitam”, conta o psiquiatra, que não disfarçou sua predileção pelas imagens do Camboja.
Outra imponente nação que está nos registros da dupla e também uma das mais antigas do mundo, a China, encantou pelos contrastes e pela história preservada.
“Uma nação cada vez mais contemporânea, tecnológica, limpa e organizada. Fotografamos três capitais imperiais de distintos períodos, uma delas a região da atual Xi’na, local que alguns historiadores atribuem como a primeira unificação da China no século III a.C. por Qin Shi Huangdi, o imperador dos Guerreiros de Terracota. Por fim, Pequim, capital dos últimos imperadores, que mantinham suas cortes na Cidade Proibida e no Palácio de Verão, cidade que também serviu de base para irmos até parte da Grande Muralha da China. Sem dúvida, outro destino inesquecível”, completa o Dr. Luciano.
Para o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Ramires Linhares, a exposição encaixa-se perfeitamente na proposta do programa Olha a Arte, que mensalmente traz ao Centro Municipal de Cultura manifestações artísticas com potencial de serem apreciadas por todos. “Conheci o trabalho do Dr. Luciano e da Dra. Maria Carolina há algum tempo e sempre acreditei no potencial destas imagens; depois de algumas conversas e provocações, eles aceitaram trazer a público a exposição que teve muito esmero e dedicação do casal na montagem”, destaca Ramires.
A EXPOSIÇÃO
A exposição fotográfica Jornada pelo Oriente está montada no hall secundário do Centro Municipal de Cultura e possui, além das imagens devidamente emolduradas, quadros com explicações e informações dos países visitados, além de alguns objetos e gravuras. O público pode visitar a mostra de segunda a sexta-feira, das 13 horas às 21h30. Nesta terça-feira (8), às 18 horas, os fotógrafos estarão disponíveis para conversar com a imprensa e interessados sobre suas fotos e suas viagens.
OS FOTÓGRAFOS
Maria Carolina M. Muller, nasceu em Taquara-RS, filha de um casal de professores da UFSM, viveu em Santa Maria-RS até os 27 anos. Cursou Medicina e Residência Médica em Pediatria na referida universidade. Desde então, mora em Tubarão, onde trabalhou em diferentes consultórios e nos dois hospitais da cidade. Atualmente, atende pediatria no ambulatório da UNIMED e faz plantões na UTI pediátrica do Hospital UNIMED. Iniciou o gosto pela fotografia na adolescência, se dedicando a fotografar nas últimas décadas as viagens e eventualmente alguns cachorros e gatos da casa. Compartilha com o marido o gosto por destinos fotogênicos e exóticos. As fotos são geralmente de autoria do casal, independente de quem aperte o obturador a maioria das composições é compartilhada. Não é uma pessoa muito ligada em tecnologia e redes sociais, esta última não as usa. Nas fotografias do casal é quem melhor opera a pós-produção e geralmente dá a palavra final no Photoshop.
Luciano Kurtz Jornada, nascido em Santa Maria-RS no ano de 1970, começou a fotografar com câmera profissional aos 11 anos para imitar o irmão mais velho que também é fotógrafo amador. Após graduação em Medicina e residência médica em psiquiatria na UFSM veio morar com a esposa em Tubarão, onde divide a vida profissional entre consultório na Clínica Pró-Vida e atividade acadêmica na Medicina. Fez mestrado, doutorado e pós-doutorado na UNESC em Criciúma, onde atualmente é professor, bem como também leciona na UFSC, em Araranguá. A fotografia seguiu sendo uma rotina de viagens a turismo, com a companheira da vida e desta exposição. O objetivo sempre foi montar álbuns de recordações e obrigar os amigos a ver. O casal compartilha a paixão por viajar para destinos muito diferentes da sua rotina. Este é o membro da dupla que gosta dos equipamentos e das leis da física do processo fotográfico, também é quem carrega a mochila com as câmeras e lentes.
Fotos: Divulgação/PMT