Ramal ferroviário em Forquilhinha retoma atividades em agosto
Com a operação de uma nova carbonífera a South Brasil, localizada em Forquilhinha/SC, que também fornecerá carvão mineral ao Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, para geração de energia elétrica, a partir de 1º de agosto, a Ferrovia Tereza Cristina (FTC) retomará o carregamento no ramal Sangão, naquele município.
Para atender a retomada deste ramal foi readequada a caixa de embarque para carregamento e a remodelação da linha férrea. A FTC que opera nos 164 km malha ferroviária no Sul de Santa Catarina, de Siderópolis a Imbituba, alerta sobre a segurança junto às comunidades lindeiras e aos condutores rodoviários que cruzarão as passagens em nível da Ferrovia, naquele trecho, para redobrar os cuidados, a fim de garantir a segurança das pessoas e do transporte.
“A retomada dessa operação terá trens saindo do pátio ferroviário localizado no bairro Pinheiro, em Criciúma, que seguirão até o município de Forquilhinha, para realizar o carregamento de carvão mineral. Nesse trajeto, as composições da FTC cruzarão as oito passagens em nível, todas elas equipadas com a devida sinalização ferroviária ativa (sinais sonoros e luminosos), com sensor de aproximação, permitindo aos condutores boa visibilidade dos trens”, explica o engenheiro de Segurança da Ferrovia, André Guaresi.
Fonte: Daniela Goulart