Rio Sangão transborda e aulas foram suspensas em Jaguaruna
O Centro da cidade ficou completamente alagado, assim como diversos bairros e acessos na tarde desta terça-feira (09). Abrigos já foram organizados para atender pessoas eventualmente desalojas ou desabrigadas.
As chuvas que mais uma vez assolam Santa Catarina castigam Jaguaruna. Nesta terça-feira (9), toda a região central, em especial nas proximidades da Estação Ferroviária e Avenida Duque de Caxias, alagou. O Rio Sangão já transbordou em algumas áreas mais baixas e coloca a cidade novamente em alerta máximo. Na ponte do Centro, a água já está bem próxima das pistas da ponte. As calçadas viraram rios e a água escorre forte. Muitas lojas e outros comércios já registram prejuízos. Nos bairros, a situação não é muito diferente: os principais acessos estão alagados, assim como diversas ruas.
Coordenador da Defesa Civil de Jaguaruna, Maicon Laureano explica que o ciclone extratropical que passa por Santa Catarina continuará a trazer muita chuva para a cidade. Nas últimas 24 horas, o acumulado já chega em 52 milímetros. É esperado algo em torno de 100 milímetros a 250 milímetros até o fim da manhã desta quarta-feira (10). “A previsão não é boa e a chuva deve continuar e ser ainda mais intensa entre o fim desta noite [de terça-feira] e madrugada de quarta. Já organizamos abrigos para assistir as pessoas que eventualmente fiquem desalojas ou desabrigadas. O monitoramento é contínuo e toda a nossa estrutura está de prontidão, assim como dos nossos Bombeiros Voluntários”, destaca Maicon.
Até o fim da tarde desta terça, o Rio Sangão já havia subido pelo menos 70 centímetros. Nos locais mais baixos transbordou ainda pela manhã. A preocupação também é com os ventos, que até esta terça sopraram com uma média de 70 quilômetros por hora. Durante a madrugada, a previsão é que as rajadas possam ultrapassar os 100 quilômetros por hora. Ao longo do dia, a Defesa Civil e os profissionais da Secretaria de Obras e Agricultura tentaram atuar na liberação dos principais pontos extravasores para mitigar os alagamentos, mas o volume de água é considerado muito alto.
Com a maré alta, o escoamento é lento. Assim como ocorreu em maio passado, a Prefeitura de Jaguaruna limitou-se a emitir uma nota onde suspendeu as aulas nesta quarta-feira (10).
Fonte/Fotos: Portal Sul em Destaque – Texto Zahyra Mattar (Notisul)