Suspeito de furto de cobre é flagrado na elevatória da CASAN na Beira Mar
Um suspeito de tentativa de furto de cobre da placa da elevatória da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) foi abordado na noite da quarta-feira (05) pela Guarda Municipal de Florianópolis na região do bar Koxixos Beer, na Beira Mar Norte. A instalação bombeia o esgoto para o tratamento na Unidade de Recuperação Ambiental (URA) que fica a 1 km de distância.
A mesma unidade já tinha sido roubada no dia anterior e foi consertada pela Companhia poucas horas antes. Para evitar futuras ocorrências, a parceria de fiscalização entre a CASAN, a Guarda Municipal e a Polícia Militar será intensificada no local. O indivíduo negou a tentativa de roubo e foi liberado. Veja as imagens da abordagem e do local das elevatórias.
As elevatórias da URA, que estão instaladas na saída das drenagens da Beira Mar Norte, vêm sofrendo constantemente com a chamada “gangue do cobre”. Apenas entre abril e junho, foram 10 ocorrências de furto nesses locais, totalizando um prejuízo de R$ 1 milhão à Companhia. Os materiais mais visados pelos infratores são os fios de cobre e os equipamentos elétricos utilizados na operação da Unidade, como ventiladores, bombas, elementos dos quadros de comando, correntes, gradeamento, válvulas e registro.
Os roubos constantes não geram apenas prejuízo financeiro, mas também ambiental. Isso porque, nos quatro anos em que está em funcionamento, a URA já evitou que mais de 13 bilhões de litros de esgoto sem tratamento fossem lançados na Baía Norte. O impacto na qualidade da água contribuiu para eliminar o mau cheiro na Baía e retomou a atividade pesqueira na região.
Prefeitura em alerta
A Prefeitura de Florianópolis estuda a criação de uma legislação para controlar a venda de cobre, prevendo a cassação de alvarás de estabelecimentos com comércio irregular e o rastreamento da origem do material vendido. O objetivo principal é conter os roubos nas vias, que já causaram problemas de iluminação em locais como a Ponte Hercílio Luz e a estrada de acesso ao Aeroporto no Sul da Ilha.
Fotos: Guarda Municipal de Florianópolis e Acervo CASAN
Fonte: Assessoria de Comunicação Social