Você sabe o que é Família Acolhedora?
Família Acolhedora é um serviço executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social que oferece acolhimento a crianças ou adolescentes retirados de seu núcleo familiar por medida de proteção, em razão de diferentes tipos de violações de direitos. Pelo serviço, a criança fica na casa de uma família por um tempo de até 18 meses, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O Serviço existe em Jaguaruna há aproximadamente de 20 anos, mas ganhou visibilidade em 2017, quando foi reestruturado e passou a figurar como alternativa ao Serviço de Acolhimento Institucional, que deixou de ser executado neste município.
Nosso grande desafio é modificar uma cultura de institucionalização, para que as crianças possam ter acesso a todos os direitos assegurados por lei, ao afeto, ao desenvolvimento infantil de uma forma saudável, sendo necessário muito mais do que simplesmente um lugar para dormir e comer.
Atualmente a equipe técnica é formada pela Psicóloga Adiles Fátima Mariga de Taunay Gentil, a Assistente Social Varínea Marcelino Patrício De Pieri e a Psicóloga Simoni Ghisoni, que coordena o Serviço de Proteção Social Especial, segundo a qual “muitas famílias do município já foram capacitadas, estando habilitadas para receber possíveis acolhimentos”.
À medida que promove o acolhimento temporário, o Serviço de Família Acolhedora trabalha pelo fortalecimento do vínculo da criança ou adolescente com o seu núcleo de origem. A prioridade é que a criança seja reintegrado em sua família. Se não for possível a recuperação deste vínculo, ela deve ser encaminhada para adoção. A família inscrita no serviço de Família Acolhedora não pode ter intensão de adotar.
Novas famílias estão sendo recrutadas
Caso tenha interesse em conhecer um pouco mais do Serviço de Família Acolhedora, procure a Secretaria Municipal de Assistência Social, ou ligue para (48) 6324-2425 ou envie um WhatsApp para (48) 99827-6840.